A Matriz - Coleção Negra
T. E. Lawrence
Resumo
Muito Mais Do Que Um Grande Homem E Um Estrategista Brilhante, Thomas Edward Lawrence Se Transformou Em Lenda. Arqueólogo, Escritor E Militar, O Inglês, Morto Num Acidente De Motocicleta Em 1935, Foi Uma Das Mais Notáveis Personalidades Do Século Xx. Sua Obra-Prima Literária, Os Sete Pilares Da Sabedoria — Registro Autobiográfico Da Ação Árabe Na Derrocada Do Império Turco Otomano —, Foi Levada Às Telas De Cinema Sob A Direção De David Lean, Ganhando Sete Oscar E A Consagração Do American Film Institute Como Um Dos Dez Melhores Filmes De Todos Os Tempos.
Com Prefácio E Tradução De Fernando Monteiro, A Matriz Revela Um Pouco Da Vida E Dos Feitos De Lawrence, Depois Da Revolta Árabe Em 1918 — Episódio Da Primeira Guerra Mundial Que O Alçou À Fama Mundial. Aqui O Leitor Depara Não Mais Com O Chefe Das Tropas Irregulares, O Comandante De Guerrilheiros Conduzindo Homens Livres Rumo À Glória. Em Seu Lugar, Encontra Um Soldado Desvalido, Um Recruta Com As Suas Queixas. Suas Ações E Feitos No Front E Nos Quartéis, No Cenário Quase Claustrofóbico Das Colônias Britânicas.
Lawrence Consegue, No Entanto, Extrapolar A Clássica Literatura De Caserna Para Atingir Um Plano Literário E Filosófico. O Drama Humano Sobre Um Espírito Que Se Submete Ao Pior Castigo: Subordinar-Se À Mediocridade Da Rotina De Conviver Aquartelado Com Homens Sem Vontade Exceto A De Comer E Dormir Por Conta Dos Ministérios Da Guerra Distante. Este Livro Começou A Ser Escrito Em 1922, Quando O Coronel Lawrence Ainda Se Ressentia Do Horror Vivido De Akaba A Damasco.
Aqui O Autor Aterrissa Num Microcosmo De Comandados Do Mais Baixo Escalão. O Fato É Que Este Herói Jogou Fora Todas As Suas Condecorações Para Se Alistar Como Recruta Anônimo Em Busca Da Falsa Paz Das Casernas Sem Honras. A Matriz Veio Como Uma Denúncia Da Vida Na Tropa E Causou Mal-Estar E Escândalo, Ao Expor A Ignomínia Dos Quartéis Do Exército Britânico.
Esqueçam O Mito Vestido De Roupas Principescas, Com A Adaga De Ouro No Cinto. A Matriz É Sobre Um Homem Decido Aos Infernos Para Se Tornar Humano — Demasiadamente Humano — Ao Lado Da Multidão De Soldados Batidos, Cunhados E Trabalhados, Em Fôrma, Para Se Tornarem O Número Sob Suas Túnicas. A Individualidade Totalmente Desencorajada. O Livro Faz Parte Da Coleção Grandes Traduções Que Reúne Obras Fundamentais De Ficção E Não-Ficção, Nunca Lançadas No Brasil, Com Circulação Restrita Ou Fora De Catálogo, Em Edições Traduzidas E Comentadas Pelos Melhores Profissionais Em Atividade No País.
Avaliações dos nossos clientes
Sê o primeiro a dar
a tua opinião sobre este produto
Características
- Editora
-
Record
- Data de lançamento
-
01/01/2002
- Idiomas
-
Português do Brasil (PT-BR)
- EAN
-
9788501062895