Revista ESTANTE Banda desenhada: grandes novidades da rentrée literária de 2024
Por Estante FNACEm 27/09/2024
300
Não sabes o que oferecer àqueles amigos que adoram banda desenhada e a quem apetece algo mesmo… bom? Tomámos a liberdade de pensar nisso.
As suas origens remontam a 1989, quando foi lançada como uma experiência relativamente modesta, de apenas seis páginas. Contudo, foi em 2014, ao ser expandida para novela gráfica, que conquistou o estatuto de obra-prima.
Nas páginas de Aqui, acompanhamos um único espaço ao longo de milhões de anos. Vemos como a floresta deu lugar a uma casa, seguimos as pessoas e os animais que por lá passaram e refletimos, no processo, sobre como nada é definitivo.
Pela primeira vez disponível em português, esta edição de capa dura será um fantástico presente de Natal até para quem acha que não gosta de banda desenhada.
O belga Zidrou já nos habituou a histórias verdadeiramente extraordinárias e muitas delas, como Naturezas Mortas, A Fera ou os dois volumes de A Adopção, também dariam ótimos presentes de Natal… mas como podemos ignorar o lindíssimo Shi?
A narrativa transporta-nos para a Inglaterra Vitoriana de meados do século XIX, tendo como protagonista uma jovem de uma família nobre que se cruza com uma misteriosa japonesa que carrega ao colo um bebé morto. Impõe-se a questão: porquê?
Esta edição especial, de capa dura e dimensões generosas, reúne “No Princípio era a Fúria” e “O Rei Demónio”, os dois primeiros volumes de um total de quatro que compõem o primeiro ciclo da série.
Jean Dufaux e Grzegorz Rosinski
Especialmente recomendada para fãs de fantasia histórica com inspiração celta, esta banda desenhada está centrada numa jovem princesa que procura vingar-se do poderoso feiticeiro que matou o seu pai e tomou posse do reino.
Esta edição inclui os quatro volumes que completam o primeiro ciclo da saga: “Sioban”, “Blackmore”, “Dona Gerfaud” e “Kyle de Klanach”. Contém ainda um caderno de extras com esboços inéditos.
Foi há 60 anos, a 29 de setembro de 1964, que a pequena Mafalda se apresentou ao mundo. Seguiu-se quase uma década de inconformismo, filosofia e sátira social que encantou leitores das mais diversas idades.
Para assinalar o redondo aniversário da sua criação, chegou-nos esta deslumbrante coleção que reúne todas as tiras publicadas de Mafalda, bem como materiais e textos inéditos sobre a inesquecível heroína da banda desenhada argentina.
São mais de 600 páginas de reflexão, perspicácia e humor.
Este é especialmente indicado para quem combina a paixão por banda desenhada com a paixão por cinema — mais concretamente, pelo cinema de Quentin Tarantino.
Nas suas páginas, o autor imagina uma entrevista com o famoso realizador, na qual este lhe revela todo o seu percurso, desde os tempos em que trabalhava num clube de vídeo até ao reconhecimento global como um dos cineastas mais influentes de todos os tempos.
É uma biografia em formato de novela gráfica — uma forma bem original de conhecer o processo criativo por trás de filmes como Pulp Fiction, Inglourious Basterds ou Once Upon a Time in Hollywood.
Mantemo-nos no cinema e, de certo modo, nas biografias para recomendar esta fascinante novela gráfica que retrata 48 horas na vida de uma das maiores estrelas de cinema da sua época: Ava Gardner.
As 48 horas em questão são as que a atriz passou no Rio de Janeiro, em 1954, para promover o seu mais recente filme, The Barefoot Contessa. Num Brasil inquieto, ainda a processar o suicídio do presidente Getúlio Vargas, Ava foi recebida com uma monumental euforia, a qual deu lugar a uma estadia repleta de polémicas e sobressaltos.
Setenta anos após a viagem, esta novela gráfica explica-nos tudo o que aconteceu. É um mimo perfeito para quem aprecia cinema clássico — e histórias de famosos.
Haverá presente mais incrível para alguém que seja fã da banda desenhada da Marvel do que um livro da coleção Marvel Comics Library?
Trabalhada pela Taschen, esta coleção tem vindo a reeditar as origens de alguns dos mais icónicos super-heróis em álbuns muito especiais. Este que aqui destacamos, por exemplo, inclui as vinte primeiras histórias dos Vingadores, publicadas entre 1963 e 1965, numa edição imponente, de capa dura, com dimensões de 21,4 por 30,2 centímetros e um peso superior a três quilos.
No entanto, se preferires uma edição ainda maior, a versão XXL do livro tem 28 por 39,5 centímetros e pesa mais de cinco quilos. E ainda tens a “sequela”, ou seja, as vinte aventuras seguintes, publicadas entre 1965 e 1967.
Mas esta coleção não se limita aos Vingadores. Também já foram publicadas as origens do Homem-Aranha (1962 a 1964 e 1965 a 1966), dos X-Men (1963 a 1966), do Quarteto Fantástico (1961 a 1963) e até do Surfista Prateado (1968 a 1970).
Com tantas edições de luxo, este promete ser um Natal verdadeiramente maravilhoso!
Por Estante FNACEm 18/07/2024
246